sexta-feira, 15 de maio de 2009

Desafio Sebrae 2009 eu to lá - Equipe Mochileiras!!

Para os novatos algumas dicas!!!

DESAFIO SEBRAE

Basicamente, funciona assim: você recebe a descrição do tipo de empresa, os produtos que serão oferecidos para o mercado. Você inicia o jogo escolhendo o tipo da capacidade de sua empresa (cada capacidade tem um preço, por isso, é legal não começar com uma mto alta, já que você não vai produzir mto logo de cara, e não compensa ter uma grande parte ociosa da fábrica). Você deverá também escolher funcionários, geralmente 2, onde são dados os salários e o perfil de cada um.

Você recebe informações de como está o mercado naquele período do jogo, se vai estar em alta, ou se por algum motivo deve cair, e a partir disso, você toma a decisão de quanto você quer produzir.

Você terá para escolher 3 fornecedores de cada insumo de produção, um melhor, outro médio e um piorzinho, cada um com um nível de preço. Com isso, você decidirá se pretende investir em qualidade, ou preço baixo, ou até mesmo fazendo uma mistura destes....

Deve também escolher o preço em que as suas mercadorias serão vendidas. Faça um cálculo legal que você consiga se manter bem e que não seja caro para o mercado. O ideal, é que não fique ao longo do jogo, tendo variações abruptas de preço.

Outras decisões são tomadas como o tanto de verba que você destinará para marketing (você terá disponível o balanço com o valor em caixa da empresa), para pesquisa e desenvolvimento, se você quer pegar algum empréstimo, etc.)

Passa a primeira rodada. Você receberá seus resultados, quanto vendeu, quanto lucrou, se sobrou mto estoque e a partir de agora você deve produzir menos, ou se foi tudo e deveria produzir mais... Você encontra pesquisas para comprar também, como o preço que seus concorrentes utilizaram, qual a parcela do mercado de cada um, quanto cada um vendeu, o quanto estão investindo em marketing, pra que seja possível você dimensionar a sua fatia do mercado e o que os clientes estão buscando....

De repente, vc recebe um comunicado de um funcionário que quer aumento, vc deve decidir o quanto dar a ele de aumento, não sei quais empresas querem patrocínio, você deve escolher qual delas patrocinar, e qto vai dar, você decidirá se haverá uma distribuição de lucros para os funcionários, que tipo de propaganda irá utilizar para chamar a atenção dos clientes (internet, mala-direta, panfletos, etc.)

Quanto ao serem complicadas ou não, você pode seguir a lógica, teorias aprendidas em sala de aula, ou apenas chutar, seguindo o bom senso, de quanto isto ou aquilo deveria custar, o quanto deveríamos produzir para não deixar faltar (e os clientes ficarem zangados) e para não sobrar (você tem um custo para manter estoques), etc...

Mas vale bastante a pena participar, principalmente quando todos da equipe estão interessados.... O Desafio Sebrae 2009 vem com uma série de novidades. A começar pelo ambiente virtual com imagens realistas e do ponto de vista do jogador. Para administrar a fábrica de brinquedos artesanais, os participantes vão dispor de sete áreas: Recepção, Desenvolvimento de Produtos, Gestão de Produção, Recursos Humanos, Design, Sala de Reunião da Diretoria e Oficina. Todos os ambientes foram criados de forma a dar a sensação de mergulhar no universo lúdico, a mesma dos jogos sofisticados em que o jogador atua sem distanciamento. Mesas personalizadas de acordo com o perfil do profissional, brinquedos espalhados pelas mesas.

 

Um comentário:

  1. Olá. Gostaria de pedir uma opinião. VC acha que é ruim pegar emprestimo no jogo? Pois estamos querendo aumentar nossa capacidade de produção. Sempre produzimos e vendemos tudo.

    ResponderExcluir